Se nos referimos a fisiologia queremos dizer o conjunto de reações orgânicas que mantém nosso organismo funcionando adequadamente . Condição patológica a grosso modo seria o desvio da normalidade, ou seja, a condição que desvia a fisiologia para um estado alterado ou anormal.
Baseados em aspectos funcionais o fenômeno é considerado patológico quando produz sofrimento para o individuo e/ou para o seu grupo social. - Normalidade como processo. Este conceito considera os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo.
Esse termo designa algo que é a base científica da medicina e que tem por objetivo explicar os mecanismos que conduzem ao desenvolvimento de sintomas de uma doença. É possível entender uma doença como sendo um processo patológico.
Fisiopatologia é uma convergência de patologia com fisiologia. A patologia é a disciplina médica que descreve condições normalmente observadas durante um estado de doença, enquanto que a fisiologia é a disciplina biológica que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo .
A fisiopatologia é uma convergência da patologia, disciplina que descreve condições observadas durante um estado de doença, com a fisiologia, disciplina que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo.
4) Fisiopatologia: Estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.
CRITÉRIOS DE NORMALIDADE Vale citar os critérios mais conhecidos em psicopatologia: Normalidade como Ausência de doença: nesse prisma, a saúde é vista como "ausência de sintomas, sinais ou doenças". Assim, o indivíduo normal é aquele não portador de transtorno mental definido.
OBJETIVO: O amor patológico se caracteriza pelo comportamento de prestar cuidados e atenção ao parceiro, de maneira repetitiva e desprovida de controle, em um relacionamento amoroso.
A Patologia dedica-se ao estudo de alterações estruturais, bioquímicas e funcionais das células. É uma ponte entre as ciências básicas e a medicina clínica, sendo a base científica de toda medicina (Robbins & Cotran, 2015). O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica.