Na consulta do puerpério, o seu médico irá avaliar como o seu corpo está a recuperar da gravidez e do parto e prepara-a para viver esta fase de forma segura e saudável. A consulta do puerpério é, geralmente, agendada na última consulta de vigilância da gravidez.
"Colher papanicolau, realizar exames de mama, exames hormonais de rotina. Obviamente, se atentando à recuperação do útero, se o sangramento vaginal está diminuindo, se o útero está voltando ao tamanho normal, se a produção de leite está adequada.
Puérperas são as mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta —fato que ocorre quando a mulher dá à luz— e dura de 40 a 45 dias.
A primeira consulta da mulher após o parto deve ser cerca de 7 a 10 dias após de nascimento do bebê, quando o ginecologista ou obstetra que a acompanharam durante a gravidez irá avaliar a recuperação depois do parto e o seu estado de saúde em geral.
A consulta de puerpério já se inicia na alta da maternidade quando são dadas orientações às mulheres sobre os cuidados à sua saúde, informações sobre sinais e sintomas que podem ser sinalizadores para que ela retorne ou para a Atenção Primária ou para a Atenção Hospitalar para uma reavaliação.
Após 15 dias do parto normal com corte posso fazer um ultrassom transvaginal? Sim. Mesmo que tenha feito episiotomia não há problemas em realizar exames por via transvaginal.
"Quando não há complicação na ferida operatória, o ideal é esperar de 40 a 60 dias para depilar a região com cera.
- Puerpério remoto – além do quadragésimo quinto dia até que a mulher retome sua função reprodutiva. Durante este período, a mulher apresenta o chamado "lóquios" que consiste de um sangramento sanguinolento liberado pelo útero após o parto.
Puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais (pré-gestação). Assim, ele se inicia com a saída da placenta e termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação.