Os métodos químicos (anticoncepcionais injetáveis, orais, dispositivo intrauterino – DIU) e métodos de barreiras (preservativos) são considerados reversíveis e podem ser obtidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde da SES.
6 passos simples sobre como fazer o planejamento financeiro familiar
De acordo com o Ministério da Saúde, planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos.
O papel do enfermeiro é auxiliar o casal, de forma não coercitiva, a escolher o método mais adequado, seja para contracepção ou concepção. A atenção personalizada consiste exatamente em procurar "escutar" anseios, dúvidas e angústias do casal e direcionar a assistência com base no contexto de vida dos envolvidos.
Art. 5º – É dever do Estado, através do Sistema Único de Saúde, em associação, no que couber, às instâncias componentes do sistema educacional, promover condições e recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar.
O planejamento reprodutivo nos remete aos direitos reprodutivos. Todas as pessoas devem ter direito a fazer sua escolha reprodutiva e de ter acesso a informações qualificadas e seguras, além de ter acesso aos meios e métodos para ter seus objetivos atingidos.
As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.263/96). A condição básica para que uma mulher esteja apta a realizar a cirurgia é ter mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.
Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada.
O planejamento familiar reduz o risco de gravidezes não desejadas entre as mulheres que vivem com o HIV, resultando em menos bebês infectados e órfãos. Além disso, preservativos masculinos e femininos fornecem dupla proteção contra a gravidez indesejada e contra as DSTs, incluindo o HIV.
Resumo. O Planejamento Familiar é o exercício da paternidade responsável, ou seja, a utilização voluntária e consciente, por parte do casal, do instrumento necessário ao estabelecimento do número de filhos e do espaçamento entre uma gestação e outra.