Atualmente, a fabricação de etanol a partir da laranja só é feita com os açúcares que sobram depois de retirar o suco. ... Já o bagaço da laranja é destinado comercialmente pela indústria do suco apenas para a produção de ração para complemento da alimentação de bovinos.
A fibra, presente no bagaço da fruta, é um verdadeiro 'detergente' para o nosso organismo, afinal ela retira metais e toxinas indesejáveis no corpo. O bagaço ainda tem a função de ajudar na digestão de alimentos mais gordurosos, favorecendo o trabalho dos intestinos grosso e delgado. A pectina é ótima para dietas.
Coloque a laranja em pé (os cortes das extremidades ajudam no apoio) e comece a retirar a casca no sentido do comprimento, até que toda a laranja esteja descascada. Segure a laranja nas mãos com delicadeza (cuidado para não apertar e transformá-la em suco).
Como fazer Doce do bagaço da laranja Após utilizar as laranjas, separar o bagaço. Colocar o açucar no fogo com uma colher (chá) de água e adicionar o bagaço. mexer até chegar no ponto da consistência desejada. Acrescentar os cravinhos e o gengibre.
O bagaço é o resíduo sólido resultante do processo de compressão para a retirada do sumo de um fruto, vegetal ou outra substância. O exemplo clássico desta definição é o bagaço da laranja, resultado final no preparo de um sumo.
Quem joga fora o bagaço perde umas das grandes propriedades da laranja. É nele que está concentrada a maior parte de fibras da fruta. "Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo.
O bagaço da laranja, devido suas fibras, auxilia no funcionamento regular do intestino. É fonte de pectina que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.
O consumo da laranja diminui os níveis de colesterol ruim no organismo. Os flavonoides presentes na fruta limitam a absorção do colesterol no intestino. A laranja também é rica em vitamina C, flavonoides, betacaroteno e fibras, por isso é ideal para combater o colesterol ruim (LDL).
Da laranja se aproveita tudo, até o bagaço. Nele está a pectina, que diminui a assimilação de gorduras, combate doenças e tem zero de caloria. A parte branca entre os gomos de uma laranja pode ser até mais preciosa do que o sumo.
É o que revela pesquisa divulgada hoje pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sobre o bagaço de frutas cítricas, em especial da laranja pera, laranja hamlin, limão taiti e limão siciliano, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.