Sociedade babilônica Importante lembrar que a sociedade que produziu o Código de Hamurabi era uma sociedade estratificada. ... A sociedade babilônica tinha por base a desigualdade. A primeira classe, e mais numerosa era a dos awilu, os cidadãos, proprietários, camponeses, artesãos e comerciantes.
A sociedade é uma agremiação de pessoas com a finalidade de preservar a sobrevivência comum de todos que se enquadrem nas normas sociais. Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns.
Este documento (trechos do Código de Hamurábi, o primeiro "sistema legal" da história da humanidade) revela que a sociedade babilônica era dividida entre livres e escravos, havendo diferença no modo como os direitos de cada um eram considerados.
A civilização babilônica, que existiu do século XVIII ao VI a.C., era, como a suméria que a precedeu, de caráter urbano, embora baseada mais na agricultura do que na indústria. O país era constituído por 12 cidades, cercadas de povoados e aldeias.
O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia. É um código baseado na lei do Talião, que representa uma dura retaliação do crime praticado e de sua pena.
Qual documento revela características da sociedade na antiguidade? Resposta. Esse documento foi chamado Código de Hamurabi, e tinha uma moral vingativa, a lei de talião, conhecida comumente pela frase "olho por olho, dente por dente", que influenciou quase todas civilizações da antiguidade.
Características da Sociedade Inclui as relações estabelecidas entre as pessoas; O relacionamento social pode ser direto, indireto, organizado, desorganizado, consciente ou inconsciente; ... É uma rede de relações sociais que não pode ser tocada; Interesses comuns de várias comunidades estão presentes na sociedade.
Resposta: Viver em sociedade é adaptar-se as mesmas regras, normas e leis, compartilhar valores e crenças e respeitar os direitos e as diferenças de outras pessoas, dentro de um mesmo território.