Devoção (do latim devotione) é dedicar-se a algo, muitas vezes na esfera religiosa. Neste último sentido, o termo comumente refere-se a práticas religiosas onde há encontro com a divindade privilegiadamente através da fé, mesmo quando há o uso da razão.
O culto dos mortos era rudimentar. Algumas tribos incineravam seus mortos, outras os devoravam, e a maioria, como não houvesse cemitérios, encerrava seus cadáveres na posição de fetos, em grandes potes de barro (igaçabas), encontrados suspensos tanto nos tetos de cabanas abandonadas como no interior de sambaquis.
Saiba quais são os costumes e os rituais no judaísmo, budismo, hinduísmo, islamismo e cristianismo
Os egípcios desenvolveram avançadas técnicas de mumificação para a preservação dos corpos, pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte. Os egípcios constituíram uma sociedade extremamente religiosa.
Os rituais indígenas são uma celebração das diferenças. Em primeiro lugar, das diferenças entre os seres que habitam o cosmos. ... Os rituais indígenas são, além disso, uma celebração das diferenças entre os próprios seres humanos, diferenças sem as quais não haveria nem troca nem cooperação.
Estudar sobre a cultura indígena é uma excelente forma de observar vários povos e grupos étnicos diferentes, bem como as tradições de cada um e suas visões sobre o mundo. ... Desde os tipos de alimentos, palavras incorporadas a nossa língua ou histórias populares, à ação dos povos nativos, essa influência é muito marcante.
O Famadihana (algo como "virada dos ossos") é comemorado a cada cinco ou sete anos e funciona como uma espécie de reunião de família entre os vivos e os mortos.
Para o candomblé, as almas precisam cumprir seu destino. Caso a pessoa morra entes disso, sua alma vagará entre o céu e a terra até se tornarem seres eternos e conscientes. Então, os crentes dessa religião enxergam a morte como uma passagem para outra dimensão, onde estão outros espíritos, guias e orixás.