Fazer de conta que. Supor, imaginar, fingir que. Ficar algo ou alguém por conta de. Ficar sob a responsabilidade de alguém.
O brincar de faz de conta tem origem na Antiguidade, ou certamente muito antes disso. Gregos e romanos já simulavam situações reais, principalmente cenas de combate, para experimentar e explorar o mundo, e as convenções sociais.
Grafia no Brasil: faz de conta. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: faz de conta.
Brincar de faz de conta é algo muito natural na infância. Esse é o tipo de brincadeira em que a criança finge ser alguma outra coisa ou cria um mundo de fantasia. Brincando de ser mãe de uma boneca, um príncipe do reino encantado, uma super-heroína dos desenhos…
12 sinônimos de faz-de-conta para 1 sentido da palavra faz-de-conta: Ilusão: 1 fantasia, delírio, desvario, ficção, capricho, devaneio, ilusão, quimera, sonho, ideia, utopia, veleidade.
A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.
A partir dos 12 meses, os bebês já estão aptos a fazer algumas brincadeiras simples de faz de conta, como fingir comer, beber ou dormir. Eles tendem a usar brinquedos que pareçam bastante realistas, como uma colher de brinquedo ou objetos de verdade, como uma colher real.
O que as crianças aprendem ao brincar de faz de conta. ... O processo de "fingir", ou imaginar, é muito importante para o desenvolvimento infantil porque através dele a criança aprende sobre si mesma, sobre sua relação com as outras pessoas e aprende lições importantes para a sua vida adulta.