A fase genital é a etapa do desenvolvimento dentro da adolescência, indo do começo da puberdade até a fase adulta. ... Existe também a separação emocional do adolescente com os próprios pais. Assim, a independência passa a se agregar em seu estilo de vida, algo mostrado na vontade de sempre querer fazer tudo só.
Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.
Erik Erikson: os estágios psicossociais do desenvolvimento
Na teoria de desenvolvimento psicossexual de Freud, a adolescência é marcada pela fase genital. Nessa fase, haveria um retorno ao complexo de Édipo, que surge na fase fálica.
A latência é uma denominação usada por Freud, em Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905) para compreender o intervalo no desenvolvimento da sexualidade infantil, geralmente, identificada entre os seis e dez anos de idade.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial foi desenvolvida por Erik Erikson. ... Freud valorizou a infância e Erikson reconhece o grande valor dessa etapa sem desvalorizar as demais como adolescência, idade adulta e velhice; ·Em cada um dos oito estágios o ego passa por uma crise.
A estrutura de personalidade neurótica também tem as suas subestruturas: obsessiva, histérica de angústia e histérica de conversão, sendo que estas serão determinadas pela forma como o Complexo de Édipo será vivenciado e pela maneira com que o superego torna-se presente (BERGERET, 1998).
substantivo feminino Particularidade, estado ou condição de latente ou que se encontra desta forma; oculto: a latência de um sentimento. [Por Extensão] Circunstância (temporal) em que alguma coisa se desenvolve, antes de possuir sua forma definitiva; incubação: caso em latência.