Durante a fase lútea, o FSH estimula a produção de progesterona. Ambos, estradiol e progesterona, ajudam a hipófise a controlar a quantidade de FSH produzida. O FSH também facilita a resposta dos ovários ao LH. Quando ocorre a menopausa, os ovários param de funcionar e o nível de FSH aumenta.
Nas mulheres pré-menopausa, o FSH é considerado normal até 12 mUI/mL na fase folicular do ciclo menstrual e entre 12 e 25 mUI/mL na fase lútea. Já em mulheres pós-menopausa, o FSH normalmente está acima de 30 mUI/mL. Nos homens, o valor de referência é de até 10 mUI/mL.
Se a mulher deseja engravidar, índices maiores do que 15 são preocupantes, pois a reserva ovariana está baixa. Acima de 30 geralmente é um indicativo de menopausa precoce. Conforme o período fértil, os resultados normais de FSH podem variar.
A fase folicular é a primeira fase do seu ciclo, que começa com o seu período e termina com a ovulação. Durante esta fase, seu corpo se prepara para a ovulação e há um aumento de hormônios para iniciar o processo de ovulação, como o hormônio luteinizante (HL) e o hormônio folículo-estimulante (FSH).
Na fase folicular: 3,4 - 21,6 mUI/mL. Na fase ovulatória: 5,0 - 20,8 mUI/ml. Na fase lútea: 1,1 - 14,0 mUI/ml. Menopausa: 23,,5 mUI/ml.
De 10 a 15 a reserva ovariana é considerada baixa. De 05 a 10 a reserva ovariana pelos índices do hormônio FSH está em um patamar aceitável e é considerada boa. Normalmente mulheres acima de 28 anos tem esse resultado que é considerado perfeitamente normal. Abaixo de 5 a reserva ovariana é considerada excelente!
Esse exame mede os níveis do hormônio folículo-estimulante e normalmente está coberto pelos planos de saúde....Avaliação da fertilidade com o exame FSH.ResultadoIndicaAté 5Excelente reserva ovariana5 – 10Boa reserva ovariana10 – 15Reserva ovariana diminuída+ 15Baixa reserva ovariana