Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos. ... Essa estrutura, embora seja rígida, é fina e maleável nas articulações dos artrópodes, possibilitando, assim, seus movimentos.
Exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessa presente em alguns seres vivos, com a função de sustentação externa, proteção, ponto de apoio a músculos e revestimento.
Os artrópodes possuem o exoesqueleto de quitina, uma substância que é impermeável e resistente, normalmente impregnada por camadas de cera.
O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina. Nos crustáceos, além da presença de quitina, ocorre a impregnação de carbonato de cálcio (CaCO3). É por isso que os siris e caranguejos possuem carapaça extremamente rígida e difícil de quebrar.
A muda ou ecdise é um processo que ocorre nos artrópodes e está relacionado com o crescimento desses animais. ... Devido a essa limitação de crescimento, os artrópodes devem realizar mudas periódicas, que consistem na troca do exoesqueleto antigo por um novo.
Diferentemente do nosso, o exoesqueleto, na realidade, é uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados e não é formado por ossos. O tipo mais conhecido é aquele presente nos artrópodes, tais como aranhas, escorpiões e caranguejos.
Endosqueleto (ou Endoesqueleto, literalmente significa "esqueleto interno/interior") trata-se do esqueleto interno que ocorre nos animais, em especial nos vertebrados, sendo a estrutura de sustentação ou proteção do corpo.
Como dito anteriormente, a formação do endoesqueleto foi fundamental para a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, por fornecer sustentação, suporte à pressão atmosférica do ar e auxiliar na locomoção.
Nos artrópodes, o exoesqueleto é, geralmente, espesso e rígido, sendo formado de proteína e quitina (um polissacarídeo). ... O exoesqueleto dos artrópodes protege-os, mas deve ser trocado para garantir o desenvolvimento desses animais.
Contam com uma carapaça dura que protege o corpo, e, como todos os insetos, têm seis patas.