Encontre o valor interpolado matematicamente. Substituindo os valor de x, x1, e x/2 por (37 – 30)/(40 -30), chegamos a 7/10 ou 0,7. Substituindo os valores de y1 and y2 no fim da equação temos (5 – 3) ou 2. Multiplicar 0,7 por 2 dá um produto de 1,4. Acrescentando 1,4 ao valor de y1, ou 3, dá o valor 4,4 kPa.
A interpolação linear, uma forma muito simples de interpolação, é basicamente a renderização de uma linha reta entre dois ou mais pontos. A interpolação é útil para preencher dados ausentes, como aumentar a escala de imagens ou criar modelos estatísticos.
As funções de interpolação linear são caracterizadas pelos códigos "G 00" e "G 01".
Em matemática, denomina-se interpolação o método que permite construir um novo conjunto de dados a partir de um conjunto discreto de dados pontuais previamente conhecidos. Em engenharia e ciência, dispõe-se habitualmente de dados pontuais obtidos a partir de uma amostragem ou de um experimento.
1) Selecionar o Modo "Regressão Linear": MODE → 3 (Reg) → 1 (Lin) 2) Alocar na memória as coordenadas conhecidas, na forma: x,y 3) Digitar: x1, y1 (valor imediatamente inferior ao procurado), lembrando que a vírgula que separa "x" de "y" é a indicada com "2" na figura.
A extrapolação polinomial é normalmente feita por meio de Polinômio de Lagrange ou usando o método de Newton de diferenças finitas para criar uma série de Newton que se ajusta aos dados. O polinômio resultante pode ser usado para extrapolar os dados.
1. Interromper (a sucessão ou série de coisas com outra ou outras). 2. Meter (uma coisa) no meio de outra.
Esses comandos que realizam esse tipo de movimento são os códigos de programação "G 02" e "G 03", onde o comando "G 02" executa uma interpolação circular no sentido horário e o comando G 03 uma interpolação circular no sentido anti-horário.
Serão evidenciados aqui os quatro métodos mais utilizados de programação CNC: