Ela nada mais é, que a junção da Morfologia, a qual estuda as palavras de acordo com sua classe gramatical, e a Sintaxe, onde o estudo centra-se na posição desempenhada pelas palavras em meio ao contexto linguístico. ...
Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.
Estuda a função e a ligação dos termos da oração. Esses termos são: sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Exemplo: Utilizamos água sem desperdício.
O objetivo da Morfologia é estudar as palavras isoladas e não a partir da sua função na frase ou período, como ocorre com a Sintaxe. ... → Estrutura e Formação das Palavras: Processos de derivação e composição das palavras.
campo morfossemântico Os campos morfossem nticos combinam as rela es de forma (significante) e de sentido (significado), numa dupla perspectiva sincr nica e diacr nica. Eles agrupam em torno de uma determinada palavra a totalidade dos seus derivados e compostos, tendo em conta express o e conte do.
Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar.
A morfossintaxe é a união dos dois contextos de estudo da língua portuguesa. Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações.
Oração: Utilizamos a água sem desperdício.
A morfologia pertence a área da linguística e tem a sua palavra originada do grego. O termo "morphe" significa (morfo = forma) e "logia" (logos = estudo), isto é, o estudo da forma, estrutura, formação e classificação das palavras observadas de maneira isolada.
Morfologia é a parte da gramática da língua que estuda os morfemas. O termo morfologia vem da palavra morfema. ... Logo, o termo que encerra uma palavra ou sucede o seu radical é o responsável por nos informar a respeito de gênero, número, tempo, modo, pessoa e classe gramatical.