Já para MINTZBERG e QUINN (1991), estratégia "é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações seqüenciais de uma organização, em um todo coeso". MEIRELLES e GONÇALVES (2001) definem estratégia como a "disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente".
5.2. Estratégia como pretexto: Como um pretexto, a estratégia é uma "tática" com o objetivo de enganar o concorrente ou o competidor.
Os 5 Ps da estratégia foram criados por Henry Mintzberg em 1987. Cada um dos 5 Ps representa uma abordagem diferente da estratégia: Plano; Manobra; Padronização; Posição e Perspectiva. ... (2) Como manobra, a estratégia é um meio de superar a concorrência.
Estratégia enquanto Plano Descrever a estratégia como um plano significa enxergá-la como uma sequência de ações que devem ser tomadas em sequência para alcançar um objetivo. Essas ações são pensadas de maneira calculada, a partir do ponto onde se deseja chegar.
idéia de estratégia deliberada aqui utilizada é aquela na qual a empresa antecipa os acontecimentos do meio ambiente e desenvolve um plano de ação prévio para responder a esses eventos de forma a maximizar os seus resultados.
Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Quando uma empresa estabelece uma repetição no seu comportamento frente ao mercado, desenvolvendo o atributo de confiabilidade — tão valorizado nas organizações —, ela está utilizando o conceito de estratégia como padrão, ou pattern.
Conforme Mintzberg, a estratégia deve ser entendida como um processo complexo que tem 5 vieses básicos, os chamados 5Ps: plan, ploy, pattern, position e perspectiv.
Os 5 Ps do marketing são: Produto, Preço, Promoção (no sentido de promover algo), Praça (colocação no mercado) e Pessoas.