O som acontece quando as coisas mudam de tamanho, ou melhor, dilatam-se ou contraem-se. Essa dilatação acontece quando há mudança na temperatura ambiente. E é por isso que coisas estalam durante a noite. Sua casa é construída de materiais que não são muito macios nem flexíveis.
Estalos e vibrações também são sintomas que demonstram a influência da obra na vizinhança", alerta Tito Gomide, perito em engenharia diagnóstica. Em Bauru, moradores de três casas passaram um grande susto. A construção de uma parede pode ter provocado o acidente. Por sorte, ninguém se feriu.
Isso é normal esses estalos ocorrem no calor por que durante o dia ele extrai conforme a temperatura e durante a noite ele contrai conforme a temperatura baixa da noite isso não ocorre só durante a noite isso ocorre durante o dia mais não é notado conforme barulhos como de veículos, movimentação e etc.
Ou seja, o forro de gesso estala porque a temperatura aumenta muito fazendo com que o material se expanda e quando a temperatura baixa o material se contrai novamente.
A madeira, por ser um material orgânico, é composto por muitas fibras e que, consequentemente são muito mais suscetíveis as variações de umidade. Os estalos, nada mais são do que um fenômeno físico-químico conhecido como "Expansão térmica de sólidos e líquidos", isto é, a variação de temperatura e umidade.
Os diferentes materiais, sofrem diferentes dilatações, aos raios solares. Expandindo, contraindo. Assim o vidro muito justo na esquadria, ocorre estes estalos para materiais demasiadamente ajustado. ... Podendo ser o vão sem verga comprimindo os materiais da esquadria tb.
De acordo com Fernando Lang da Silveira, professor de física da UFRGS, os estalos ocorrem quando o material se expande ou se contrai – à noite, geralmente eles se contraem, já que a temperatura tende a ser menor, deixando as moléculas menos agitadas e mais próximas entre si.
Por não terem contrapiso, as chamadas lajes nível zero podem ser bastante econômicas, mas também gerar grandes problemas de transmissão de ruído de impacto. Para reduzir o incômodo, uma sugestão viável seria o aumento da espessura da laje, e o consequente aumento do volume de concreto utilizado.