De acordo com o dicionário, "estabilidade" significa solidez e segurança. Quando certa área da nossa vida alcança esses dois atributos, podemos dizer que houve qualidade daquilo que é estável, como quando há estabilidade pessoal e profissional.
Formulados no início do século 20, os princípios de Fayol servem como uma bússola para gerentes e executivos até os dias de hoje. ... Os estudos de Fayol também pautam a organização dos processos e trabalho em equipe, disseminando a importância de investir em fatores como divisão de tarefas, responsabilidade e disciplina.
O principio de cadeia escalar ou hierarquia, mostra que para um sistema em que se precise executar tarefas comuns em tempos menores, é necessário dividir por setores, grupos, conjuntos de operações e operarios que concorrerao para o trabalho agil e sucinto.
Fayol, engenheiro francês, foi o fundador da Teoria Clássica da Administração. Como engenheiro que era, sua teoria teve como foco principal a preocupação com a estrutura das organizações e não as tarefas. Na teoria clássica, também, a Administração era tratada como ciência.
A Teoria da Administração Científica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA é a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.
O principio da unidade de comando, dentro do campo da administração, deve ser entendido como o respeito à hierarquia dentro de uma organização, hierarquia essa que pode ser disposta dentro do modelo piramidal. Para ser mais claro, essa teoria diz que cada subordinado deve responder a apenas um superior.
Cadeia de comando, também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional.