A transição demográfica relaciona-se às variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais.
Uma implosão demográfica é uma redução da taxa de natalidade, diminuindo-se o número de jovens e aqueles que iriam entrar no mercado de trabalho, e por outro lado, o aumento da população idosa, o que a curto,médio prazo irá trazer um problema sério em termos de segurança social, de previdência.
Fase 4 (ou pós-industrial): taxas baixas de natalidade e mortalidade. Taxas de fecundidade ficam abaixo da taxa de reposição populacional. Há aumento da proporção de idosos; encolhimento da população e necessidade de imigrantes para trabalhar nos empregos de mais baixo salário.
A primeira fase da Transição Demográfica ocorreu na Europa desde o surgimento das primeiras civilizações até o meio do século XVIII. No Brasil, o período Pré-Transição perdurou até a década de 1940. Atualmente, não há países no mundo que encontram-se nessa fase.
A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado. ... O principal efeito da transição demográfica, nesse sentido, seria o processo de envelhecimento populacional. Não pare agora...
( ) As principais consequências da explosão demográfica são problemas relacionados ao meio ambiente, como desmatamento, empobrecimento dos solos e diminuição dos recursos naturais, e também problemas sociais.
Malthus alertava que a população crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética. No limite, isso acarretaria uma drástica escassez de alimentos e, como consequência, a fome.
1ª fase: Crescimento das sociedades tradicionais. Alta natalidade e alta mortalidade que geram crescimento demográfico insignificante. Predominante em países rurais e subdesenvolvidos. 2ª fase: Demarca o desenvolvimento industrial, social e econômico.
Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto. Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.