Significado de Esquimó adjetivo masculino e feminino [Etnologia] Relativo aos Esquimós. ... substantivo masculino Língua das tribos esquimós. substantivo masculino plural Grupo de tribos indígenas do Canadá setentrional, Groenlândia, Alasca e Sibéria oriental.
Alimentação. Nas comunidades esquimós, mulheres são responsáveis por cozinhar e costurar. Por outro lado, os homens cuidam da caça e pesca. Praticamente tudo dos animais caçados é aproveitado, como carne, gordura, pele, ossos e intestinos.
Sua cultura é familiar, patriarcal, pacífica, solidária, não há classes sociais e são poligâmicos. O idioma comum é o "inuíte", constituído por substantivos e verbos, que variam de acordo com a localidade. Um esquimó típico possui cerca de 1,60 m de altura e um porte robusto.
A expectativa de vida destes nativos, ao contrário do que se prega, é até dez anos menor do que a de outros povos.
Oriundos do nordeste da Ásia através do Estreito de Bering, os esquimós chegaram ao Alasca, no Ártico, uma das regiões mais frias do planeta, há aproximadamente 15 000 anos, onde firmaram morada.
Os iglus são tradicionalmente usados pelos esquimós, para se protegerem das baixas temperaturas quando saem para caçar, por exemplo. De acordo com o idioma inuíte, que é falado principalmente pelos esquimós, iglu (igdlu, em inuíte) significa literalmente "casa".
Tradicionalmente, os esquimós conseguem quase todo o seu alimento por meio da caça e da pesca. Eles se alimentam da carne de renas, focas, morsas e baleias.
Seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, além da coleta de bagas durante o verão.
A partir do século XVII o esquimó teve contato com outros povos, o que possibilitou o acesso a novas ferramentas de trabalho como armas de fogo e novas fontes de edificação, como a madeira. Hoje habitam, além do Alasca, o Canadá e a Groelândia, onde trabalham em estações de radar.
Seu modo de vida tradicional inclui a pesca e a caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível, além da coleta de bagas durante o verão.