São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva. ... Sirenes de aviso, placas de alerta, grades de contenção, cones e fitas que limitam espaços, entre outros itens, são exemplo de EPC.
Qual a responsabilidade da empresa quanto ao uso do EPC? "Cabe ao empregador: a minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva…"
Os EPCs são dispositivos instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. ... É importante destacar que os EPIs não evitam acidentes, como acontece com a proteção coletiva (EPCs), eles apenas diminuem ou evitam lesões que podem decorrer de acidentes.
O equipamento de proteção individual (EPI) hospitalar deve ser utilizado para preservar o colaborador de riscos que ameacem a segurança e a saúde no decorrer de suas atividades. A lista de EPIs inclui, por exemplo, as luvas cirúrgicas e não cirúrgicas, as máscaras, os óculos, os aventais e as toucas.
Os Equipamentos de Proteção Coletiva são mencionados em duas Normas Regulamentadoras importantes: a NR 4 e a NR 9. A NR 4 faz referência aos Serviços Especializados em Engenharia De Segurança e em Medicina Do Trabalho (SESMT); e a NR 9 tem a ver com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Isso significa que cada colaborador faz uso do seu próprio equipamento de proteção individual (EPI). ... Por sua vez, o equipamento de proteção coletiva (EPC) pode estar instalado no local de trabalho para a segurança de todos, às vezes fazendo parte da infraestrutura do lugar.
A questão dos EPC (Equipamento de Proteção Coletivo) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) é outro fator que pode contribuir para conseguir sua aposentadoria especial. Muitas empresas não possui EPC e EPI eficaz, ou seja, capaz de proteger 100% o funcionário da ação dos agentes nocivos.
O uso do EPC é abordado nas NR-9 e NR-4. De acordo com a NR-4 é responsabilidade do SESMT avaliar cada ambiente, colocar em prática medidas de segurança e assim eliminar possíveis riscos.
É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.