O Depakote e o Depakote ER possuem em sua composição o mesmo princípio ativo, o divalproato de sódio. A diferença entre as duas formulações está na tecnologia farmacêutica empregada. Quanto a função terapêutica ambos são igualmente efetivos.
Transtorno Afetivo Bipolar (TAB): Depakote ER (divalproato de sódio) é destinado para o tratamento de episódios agudos de mania ou episódios mistos associados com transtornos afetivos bipolares, com ou sem características psicóticas.
Depakote ER é indicado para o tratamento de episódios agudos de mania associados ao transtorno afetivo bipolar (TAB), com ou sem características psicóticas, em pacientes adultos.
O divalproato de sódio age sobre o peso de duas maneiras: diminui a taxa metábolica basal e aumenta o apetite, principalmente para carboidratos e doces. Não existe relação de causa e efeito, porque nem todo mundo ganha peso utilizando a droga.
Transtorno afetivo bipolar (TAB): DEPAKOTE® (divalproato de sódio) é destinado ao tratamento de episódios de mania associados ao TAB, com ou sem características psicóticas, empacientes adultos.
O divalproato de sódio é dissociado em íon valproato no trato gastrointestinal. O tratamento com Depakote®, em alguns casos, pode produzir sinais de melhora já nos primeiros dias de tratamento; em outros casos, é necessário um tempo maior para se alcançar os efeitos benéficos.
A parada abrupta do remédio pode gerar forte desconforto emocional com sintomas físicos de ansiedade, e em alguns casos, hiper-excitação e convulsões.