Envelhecimento, nos seres humanos, é o processo de desgaste do corpo (ou das células), depois de atingida a idade adulta. As causas do envelhecimento ainda não são totalmente conhecidas; teorias propõem que acúmulo de danos (por exemplo, mutações no DNA) possa causar aumento de falhas no organismo.
O envelhecimento representa a consequência ou os efeitos da passagem do tempo no organismo (envelhecimento somático) e psiquismo (envelhecimento psíquico). ... Aging is the result or the effects of the passage of time on the body (somatic aging) and the psyche (mental aging).
Desta forma, o envelhecimento humano pode ser compreen- dido como um processo complexo e composto pelas diferentes idades: cronológica, biológica, psicológica e social.
É preciso estar em dia com o acompanhamento médico e seguir com hábitos de vida saudáveis para minimizar os efeitos deletérios do envelhecimento em nossas vidas, afinal, envelhecer faz parte da vida, mas viver com incapacidade é algo que não deveria ser considerado normal.
As mudanças corporais, hormonais e emocionais que decorrem do envelhecimento causam mudanças na vida geral e também influenciam a realização das tarefas diárias, como fazer supermercado, caminhar, subir escadas, sentar, levantar, ter relações sexuais etc.
Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.
Psicologia do idoso, Psicologia geriátrica ou Psicologia do envelhecimento é a área da psicologia que estuda o comportamento das pessoas com mais de 60 anos.
No intuito de compreender os processos ulteriores à adolescência e à vida adulta inicial no que concerne à cognição, relações sociais, afetos, metas desenvolvimentais e adaptação, a Psicologia do Envelhecimento passou da simples comparação etária entre jovens e idosos ("Psicologia da idade") e do reconhecimento da ...