Síntese enantiosseletiva é um processo chave na química moderna e é particularmente importante no campo dos fármacos, na medida que diferentes enantiômeros ou diastereômeros de uma molécula muitas vezes tem diferente atividade biológica. ... Este é um exemplo de síntese enantiosseletiva utilizando indução assimétrica.
A catálise assimétrica, que se caracteriza pela capacidade de trans- ferir repetidamente uma informação tri- dimensional por meio de reações quí- micas e, dessa maneira, obter milhares de moléculas do produto em forma enantiomericamente pura a partir de uma única molécula do catalisador, é hoje a melhor estratégia para ...
Um centro assimétrico é aquele no qual os substituintes ligados a ele são diferentes entre si (Figura 8).
Em química, um ligando quiral é um ligando especialmente adaptado usado para síntese assimétrica. ... Este catalisador intervém em uma reação química e transfere sua quiralidade ao produto de reação, que como resulta também se torne quiral.
Enantiômeros são moléculas orgânicas que são chamadas assim em razão da sua forma, pois para cada enantiômero existe um de forma idêntica porém invertida, como se esta estivesse em frente a um espelho.
Como vimos, o corpo humano, e os organismos vivos, tem uma preferência biológica por um determinado enantiômero. Os fármacos tem atividade biológica, e por isso, quando quirais, apenas um enantiômero atua como fármaco eficaz, enquanto o outro pode não ter efeito algum, ou ainda, pode ser um poderoso veneno.
1 Fís-Quím Fenômeno que causa a alteração da velocidade de uma reação química pela adição de uma substância (catalisador), normalmente em dose infinitesimal, e que aparece inalterada, quimicamente, no fim da reação, podendo ser recuperada.
Tradicionalmente, existem dois tipos de catálise: a homogênea e a heterogênea. Na catálise homogênea os reagentes, produtos e catalisador estão dispersos em uma única fase, normalmente líquidos.
Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes. A presença de um carbono quiral indica que o composto apresenta um tipo de estereoisomeria denominado de isomeria óptica (clique aqui e saiba quais são as características desse tipo de isomeria).
É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado. Ele é geralmente representado por C* .