Entende-se por empréstimos culturais os que decorrem não do contacto de populações de línguas distintas, em um mesmo território, mas provenientes de contactos "a maior ou menor distância, sempre na base de um intercâmbio cultural" (Câmara Jr., 1975, p. 200).
O que é Apropriação cultural: Os estudos antropológicos sobre a apropriação cultural (também chamado de "empréstimo cultural") surgiram com a intensificação do contato entre diferentes culturas ao redor do mundo. Ver também: significado de Diversidade cultural. ... Saiba mais sobre o significado de Cultura.
Os processos culturais abrangem, em uma acepção ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças,os valores, os costumes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas.
Como ponto positivo, podemos apontar que situações de apropriação cultural possibilitam o diálogo sobre o tema com aqueles que não estão familiarizados.
De modo geral, define-se apropriação cultural como o uso de objetos e expressões originárias de outras culturas fora do seu contexto. Isso ocorre quando um povo dominante ressignifica símbolos e práticas de outro, historicamente dominado por ele, que antes eram vistos com preconceito, tornando-os objetos de consumo.
Apropriação cultural é quando você adota alguns elementos específicos de uma cultura distinta à sua. Por exemplo, formas de vestir ou adorno pessoal (turbantes, tranças), música e arte, religião, língua ou comportamento social (gírias).
Endoculturação significa interiorização, assimilação, apropriação, absorção, aprendizagem. É um processo social que se inicia na infância mediado pela família, pelos amigos, posteriormente, a partir da escola, da religião, do clube, do trabalho, do partido político e de tantos outros grupos sociais.