Macronutrientes catiônicos são aqueles que possuem cargas positivas, portanto cátions. Os principais macronutrientes catiônicos de interesse agronômico são o Cálcio, Magnésio e Potássio, podendo, em certas ocasiões, se considerar também o teor de Sódio, dependendo da região originária do solo.
Um ânion ou anião é um íon com carga negativa.
Já quando o elemento ganha um ou mais elétrons, a quantidade de elétrons se torna maior que a quantidade de prótons e ele se transforma em um sistema eletricamente negativo, ou seja, um ânion. ... Esses átomos transformam-se em íons carregados negativamente (ânions).
Os íons positivos (que apresentam mais prótons do que elétrons) são denominados cátions e os negativos (que apresentam menos prótons do que elétrons), são denominados ânions. Esta nomenclatura originou-se em torno de 1839, e pode ser atribuída aos trabalhos de Michael Faraday sobre o eletromagnetismo.
* Isóbaros: Átomos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z).
Resultado do átomo com carga elétrica positiva ou negativa O íon com carga negativa é chamado de ânion, pois é atraído pelos ânodos, e o íon carregado positivamente é conhecido por cátion, pois é atraído pelos cátodos. Derivado do grego, o termo íon equivale ao significado de "o que vai, indo".
Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Exemplos de Ânions
Átomo neutro: número de prótons e elétrons com a mesma quantidade; Cátion: átomo positivo, com mais prótons do que elétrons; Ânion: átomo negativo, com mais elétrons do que prótons.
Já o ânion é o íon que ganhou um ou mais elétrons e ficou com carga negativa. A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas).