Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento); Fugere Urbem (Fuga da cidade, remetendo à felicidade da vida no campo, em contraste com o caos urbano); Aurea Mediocritas (Desvínculo à vida material, que, segundo os árcades, era considerada uma vida medíocre, entretanto, rica em realizações espirituais);
O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.
Carpe diem é uma expressão em latim que significa "aproveite o dia". Essa é a tradução literal e não significa aproveitar um dia específico, porém aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente.
A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.
O Arcadismo sedara preferência aos fatos científicos, baseados na razão e do conhecimento. O racional e a beleza eram paralelos que caminhavam em harmonia. Na literatura, o Barroco era marcado pelo pessimismo, hipérboles, metáforas, antíteses, sinestesias e paradoxos, além de uma linguagem rica, obscura e rebuscada.
O Arcadismo é uma escola literária que teve início na Europa. Uma das suas principais características é a sua oposição ao Barroco, escola literária anterior. ... Assim, o Arcadismo é a última escola literária brasileira da era colonial. As escolas coloniais são Quinhentismo, Barroco e Arcadismo.