A dor no ombro esquerdo pode indicar condições diversas – desde alterações nos músculos, tendões ou problemas cardiovasculares. Ela costuma surgir em qualquer idade, porém muito mais recorrente em jovens ou atletas.
As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).
Geralmente, ele acontece em decorrência de postura inadequada — quando ficamos sentados curvados por muito tempo, e a coluna fica torta. No entanto, essa dor também pode ser originada por outros problemas, como estresse, irritação, artrite e outros tipos de doenças reumáticas entre outras causas.
Como tratar: é muito importante fazer sessões de fisioterapia para tratar a inflamação dos tendões. Além disso, aplicar compressas geladas e passar pomadas anti-inflamatórias também ajuda a aliviar a dor. Veja mais sobre o tratamento da tendinite no ombro.
A dor no braço que se localiza mais perto da região do ombro pode ser um sinal de lesão no manguito rotador, que acontece quando existe uma lesão nas estruturas que ajudam a estabilizar o ombro, causando dor, além de dificuldade ou fraqueza para levantar o braço.
1. Anti-inflamatórios. Os anti-inflamatórios, como diclofenaco (Voltaren, Cataflam), nimesulida (Nisulid) ou cetoprofeno (Profenid) em comprimido, injetável ou gel, são prescritos pelo clínico geral ou ortopedista, pois ajudam a reduzir a inflamação e a dor.
Compressas As compressas quentes são comumente usadas para alívio da dor, uma vez que aumentam a circulação sanguínea, relaxando a região lesionada. Já as compressas frias são indicadas para diminuir o inchaço e colaborando para diminuição da inflamação no local.
As compressas quentes podem ser feitas com auxílio de bolsas próprias ou com aplicação de panos quentes, por cerca de até 20 minutos. Um banho quente também pode ajudar. Também as compressas frias podem ser feitas com o uso de bolsas ou com aplicação de gelo.
A dor no ombro e pescoço é uma queixa muito frequente, geralmente em pessoas que passam muitas horas à secretária, a trabalhar em frente ao computador. Resulta geralmente de contratura muscular do trapézio ou rombóides, provocada por tensão laboral ou má postura.