Essa posição clama por proteção e carinho. Cruzar os braços sobre o corpo durante o sono significa que a pessoa está na defensiva, tentando se proteger de alguma coisa. Quanto mais cruzados estiverem os braços, maior a tensão, especialmente se as mãos estiverem fechadas. É sinal de tranquilidade e boa disposição.
Para dormir, dê preferência para a posição de lado e atente-se para que a coluna esteja sempre alinhada (não curvada como muitos casais fazem ao "dormir de conchinha").
"É normal mudarmos de posição brevemente, principalmente por causa da circulação sanguínea local. Se ficamos muito tempo sobre uma articulação, músculos e pele, aquele local tem a circulação reduzida", afirma a profissional. Por outro lado, muitas mudanças durante a noite podem ser resultado de um sono agitado.
Depois de bisbilhotar a intimidade de mais de 15 mil casais, 6 estudos concluiram a mesma coisa: quando homens e mulheres andam de mãos dadas, a mão do homem é, na grande maioria das vezes, a de cima. Portanto, "mãos dadas" uma ova. Uma é dada. A outra, segura.
Se um casal não partilha tudo, incluindo o sono, é caso para fazer levantar algumas sobrancelhas, incluindo as dos próprios. Passar a dormir noutra cama ou, havendo essa possibilidade, num quarto diferente, nunca é uma decisão tomada de ânimo leve. Podem demorar anos até o fazerem.
Ter quartos diferentes, que representam a personalidade individual e preservam a intimidade, é a solução que alguns casais encontraram para melhorar a dinâmica da rotina, a saúde do sono, a convivência e o relacionamento. Passar a noite sempre lado a lado é algo que os casais geralmente anseiam ao dividir o mesmo teto.