A dimensão linguística e do sistema de signos representa todos os entendimentos individuais sobre como a língua escrita funciona como um veículo para a comunicação. O letramento, segundo Kucer (2015), depende de sistemas linguísticos como o grafofonêmico, a sintaxe, a semântica, a estrutura do texto e o gênero.
Não se pode relegar a análise normativa apenas à verificação lógico-formal, pois, como signo que é, manifesta-se em três dimensões: a sintática, a semântica e a pragmática. ... Este processo será percorrido nos três planos de análise semiótica, quais sejam: o sintático, o semântico e o pragmático.
Ler, escrever, falar e ouvir/entender.
A noção de competência discursiva pode variar conforme o sentido que se dê ao termo discursivo, mas, de modo mais geral, a competência discursiva é definida como a capacidade do usuário da língua, que produz e compreende textos orais ou escritos, de contextualizar sua interação pela linguagem verbal (ou outras ...
A dimensão pessoal permitiu-nos observar como o sujeito se relaciona com o conhecimento e com o outro. ... Ao mesmo tempo, verificamos que o conhecimento foi adquirido, principalmente, através da experiência, da busca do novo, de novas técnicas, assim como de soluções para os problemas enfrentados em classe.
A Lingüística é o estudo científico da linguagem e das línguas naturais e seus discursos. Enquanto ciência, cuida da constante elaboração e reelaboração de modelos teóricos.
Estudo da linguagem no contexto do seu uso na comunicação A pragmática é a área da linguística que analisa o uso concreto da linguagem em diferentes contextos. ... Para a pragmática, é o uso da linguagem que dá sentido ao que é dito. É o ato de conversação que provoca o efeito.
A dimensão pragmática é, tal como as dimensões sintáctica e semântica da semiose, uma dimensão lógico-semiótica. ... Os signos, incluindo os codificados, mas sempre circunstanciais, adquirem um valor semiótico concreto em cada uso, um sentido (...) para além do que possam precisar nos limites convencionais do mesmo texto.
Sendo assim, podemos afirmar que há ações discursivas pelo ato de produzir um enunciado, seja escrito ou pronunciado, utilizando ou não verbos que induzem ação.