Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. ... O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
Eles eram pedagogos que ensinavam como dialogar e convencer as pessoas a partir do dialogo. Já Sócrates utiliza o dialogo para realizar dois processos com seus interlocutores: Primeiro a ironia - utiliza o dialogo para evidenciar que as pessoas apenas pensam que sabem, mas na verdade elas não sabem.
Durante o diálogo, Sócrates questiona o seu interlocutor, principalmente porque suas definições são insuficientes ou incompatíveis com outras que parecem mais certas, ele leva à busca de uma definição verdadeira, aquela que nos revelará a própria essência da coisa que é objeto de exame.
Sócrates costumava iniciar uma discussão sobre algo com uma pergunta, buscando obter as opiniões de seu interlocutor, as quais ele, a princípio, não refutava. ... Depois, continuando o diálogo, e retomando as respostas equivocadas do interlocutor, constrói, com o ele, o conhecimento daquilo que se discute.
Por que o Método Socrático é importante? Este método é importante porque nos ajuda a pensar de modo sistemático, crítico bem como desenvolve nosso raciocínio lógico, de modo que possamos usar nossa inteligência para resolver os problemas mais complexos possíveis.
Nele, a dialética socrática tinha como objetivo questionar as crenças habituais de seu interlocutor para posteriormente, assumir sua ignorância e buscar um conhecimento verdadeiro. O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento).
Desenvolva em dupla (preferencialmente) ou individualmente, um debate defendendo as opiniões sobre algum tema de escolha própria ou um dos temas abaixo. Opine justificando o por que da sua posição. Faça o diálogo pensando que você está conversando normalmente com alguém (exemplo: msn, facebook, conversa com amigos).