Depressão: Principalmente em mulheres, altos níveis de hormônio DHT vêm sendo relacionados com altos níveis de hormônios sexuais masculinos no sangue, tais como o DHT. Crescimento capilar indesejado em mulheres: Uma maior quantidade de DHT em mulheres pode causar o efeito oposto observado nos homens.
Os níveis circulantes de DHT são 1/10 e 1/20 dos da testosterona em termos de concentrações totais e livres, respectivamente. Porém, os níveis de DHT são maiores em tecidos com maior concentração da enzima 5-alfarredutase, como a próstata.
O DHT é uma versão super concentrada de testosterona e por isso, uma característica do organismo masculino. Isso não quer dizer que a s mulheres não possam produzir esse hormônio, mas quando saudáveis e com equilíbrio hormonal, o comum é que as mulheres neutralizem o testosterona e evitem a conversão para o DHT.
Para que serve o teste? Está basicamente indicado para ajudar no diagnóstico de pseudo-hermafroditismo que ocorre no sexo masculino (deficiência da 5-alfa-redutase). Também é útil na avaliação de casos de hirsutismo, que é o crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres.
A dutasterida é outro medicamento indicado como diminuidor dos níveis de DHT, por meio da redução da enzima 5-alfa-redutase tipo I e tipo II. Esse inibidor tem ação superior à finasterida, podendo reduzir os níveis de DHT em até 90%, segundo alguns estudos.
Pesquisas apontam que o medicamento pode levar a problemas permanentes de ordem sexual, como dificuldade de ereção e perda de libido.
Exames laboratorias podem ser usados no auxilio diagnostico, geralmente excluindo a alopecia por outras causas, o DHT pode ser solicitado porem não é essencial ao diagnóstico . Olá, é um exame importante mas o diagnóstico fazemos com o auxilio de um tricoscopio digital.
Um desequilíbrio de hormônios ou uma sensibilidade aumentada ao dihidrotestosterona pode resultar em queda de cabelo. Para as mulheres, essa queda de cabelo resulta em afinamento geral, em vez do recuo da linha do cabelo e padrão de ferradura visto em homens.
O cortisol, que é um hormônio relacionado ao estresse, é outro que impacta na qualidade do fio e nas mudanças do ciclo capilar. Os hormônios androgênicos, os masculinos, estão relacionados também aos casos de calvície. Essa queda de cabelo é a mais prevalente, atingindo cerca de 80% dos homens e 40% das mulheres.
Segundo um estudo realizado nos EUA, consumir 10mg de boro por dia é o suficiente para aumentar a testosterona em 28% e o DHT em 10%.