A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano,tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros. ... A desumanização e a coisificação do outro aparece por diversos meios dentro deles o comportamento das relações humanas.
O processo de desumanização ocorre em situações em que desejamos agredir determinado grupo, mas somos contidos por inibições morais. Isso se dá num nível emotivo, não estritamente racional.
Redução de alguém à condição de objeto: coisificação do corpo feminino. Ação de coisificar, de atribuir aspecto ou forma de coisa a algo ou alguém.
Ordem, desordem e organização são o que seria, em nosso entendimento, para Morin, as expressões deste fenômeno. Sendo assim, a desumanização se coloca, para alguns humanos, como força organizadora de um universo estável, onde a humanização se instaura como desordem, força desintegradora, geradora de caos.
Quem não se respeita, dificilmente respeita alguém, seja a vida de uma criança ou de uma mulher, a fragilidade de um idoso ou o pavor estampado na cara de um inocente. A desumanização é a perda do respeito próprio e a transformação da pessoa humana num indivíduo sem amor, incapaz de se sentir amado ou de amar.
Redução de alguém à condição de objeto: coisificação do corpo feminino. Ação de coisificar, de atribuir aspecto ou forma de coisa a algo ou alguém. Etimologia (origem da palavra coisificação). Coisificar + ção.
Isso mesmo: coisificação - relações, estratégias, status, riquezas. Tudo medido pelo volume de coisas que o individuo possui. Ter um carro do último modelo, roupas das melhores marcas, estudar nas melhores escolas. É a estrutura baseada em poderes na qual vivemos hoje, guiada por um senso comum da sociedade.
A humanização hospitalar é uma das grandes tendências atuais da assistência em saúde é propiciar uma satisfação maior para todos os envolvidos. Um atendimento desse tipo deve ser personalizado e realizado com sensibilidade para gerar empatia entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.
Imagem: iStock Segundo o psicanalista, a sociedade tende a colocar o idoso como alguém com menos direitos, que não consegue tomar decisões e é até infantilizado. "A pessoa perde autonomia. Tratar um idoso como bebê faz com que ele responda como tal, renunciando cada vez mais sua individualidade".