A neve é um fenômeno meteorológico que acontece em condições de intenso frio e umidade. A neve se forma quando o vapor d'água da nuvem se transforma em cristais de gelo, que se agrupam e formam os flocos de neve. Para que a neve aconteça, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0 ºC.
Não basta uma cidade ter temperaturas baixas em determinado dia para nevar. É preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos).
A neve é um tipo de precipitação, que apesar do aspecto "fofinho" é considerada precipitação do tipo sólida. A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando u aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.
nivis, "neve".
Ao contrário do que muitos pensam, os flocos de neve não são gotas de chuvas congeladas, na verdade os cristais de neve, como também são conhecidos, formam-se quando o vapor de água condensa diretamente em gelo, o que acontece nas nuvens.
Pelo contrário, se os primeiros 700-800 mt. de altitude fossem com ar saturo, portanto, com umidade relativa próxima a 100%, então o floco de neve se transformaria rapidamente em água.
"Para que ela atinja a superfície, é necessário que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero grau ou muito próxima disso. Caso contrário, esse floco vai derreter e virar gota no caminho", afirmou Arsego.
A neve forma-se na nuvem por meio da solidificação do vapor d'água quando há queda de temperatura, formando cristais de gelo. O vapor d'água congela-se, formando os cristais de gelo que caem na forma de precipitação (chuva) de neve. Não pare agora...
A neve é um fenômeno natural meteorológico. Em suma, ela acontece quando as nuvens do céu estão com temperatura inferior a 0ºC. Com isso, o vapor de água condensa e formam cristais de gelo. Frequentemente, ela incide em regiões cujo clima é frio ou temperado.