1 Atualmente, o bom capoeira é o indivíduo mandingueiro que sabe disfarçar, enganar o adversário, que ganha o jogo pela esperteza, pela "arte da falsidade", do fingimento. Nesse sentido, mandinga aparece como um tipo de jogo cujo objetivo principal é ludibriar o contendor por meio da astúcia.
Mandinga é um termo de origem africana, que significa algum tipo de feitiço.
Significado de Mandingueiro substantivo masculino Indivíduo que faz mandinga; macumbeiro, feiticeiro, bruxo.
Capoeira/Principais golpes
Os mandingas (em mandinga: Mandinka) ou Malinke (também conhecidos como Maninka, Manding, Mandingo, Mandenka e Mandinko) são um grupo étnico da África ocidental, com uma população estimada em 45 milhões de pessoas.
Regida por Omolú/Obaluaiê, a linha das almas é composta por espíritos que estão diretamente ligados a transição entre a vida e a morte, sendo eles os responsáveis pelo equilíbrio e a ordem nos planos material e espiritual.
Essa arte possui vários golpes e movimentos complexos e que devem ser executados com precisão e rapidez. Como por exemplo, chutes, cabeçadas e acrobacias. Tudo isso, seguindo o ritmo ditado pelos instrumentos e dentro de uma roda, formada por outros capoeiristas.
Os mandingas são remanescentes do Império do Mali, o qual foi fundado no século XIII pelo Mansa Sundiata Queita. Migraram para o oeste, através do rio Níger, em busca de melhores terras cultiváveis e oportunidades de conquista.