A alma de uma corda de escalada é formada por um conjunto de filamentos de poliamida (nylon) que tiveram um tratamento químico especial para que sejam mais elásticos e possam absorver melhor a força de choque. Este comportamento plástico não somente evita o rompimento da corda, como também amortece a queda.
Cordas Estáticas: São as cordas que possuem pouca elasticidade, apropriadas para montar tirolesa ou qualquer outro tipo de descidas. Muito usado nos resgates com helicópteros em locais de difícil acesso, pelas forças armadas em ações-táticas, espeleologia e Canyonig.
A Corda de Nylon, também conhecida como corda de poliamida/corda bombeiro, é uma das cordas mais fortes da família de fibras sintéticas. ... As cordas nylon podem ser utilizadas por bombeiros, em balancins, trava quedas e para elevação e amarração de cargas.
Cordeletes são cordas auxiliares mais finas, utilizadas em uma série de ocasiões e possibilidades na escalada, desde montar uma parada, montar o backup no rapel ou fazer ascensão em corda fixa. ... Já os cordeletes para escalada são feitos de poliamida (o mesmo material da corda de escalada).
A corda de impacto difere da estática por possuir o coeficiente elástico mais progressivo podendo sofrer elongação superior a 20% próximo à carga de ruptura.
Para quem quer praticar o canyoning, a espeleologia, rapel ou apenas realizar trabalho em altura, a corda para comprar são as cordas estáticas (ou semi estáticas), que possuem o mínimo possível de elasticidade e não possuem capacidade de absorção de impacto.
O Polipropileno e o Polietileno proporcionam a fabricação de uma corda capaz de flutuar. As fibras são 60% mais frágeis que o nylon. São altamente resistentes a ácidos e produtos químicos, mas raramente usadas em operações que envolvem vidas.
Corda semi-estática, confeccionada em poliamida. Rolo com 200 metros e capacidade 2800 kg.
A corda semi estática é a corda indicada para a prática do rapel ou resgate em altura por ter um percentual pequeno de elasticidade e alta resistência à tração.
Corda Estática: Pela definição técnica americana, uma corda estática deve ter o coeficiente elástico passivo (carga de 90 kg) de menos de 2% e apresentar um baixo coeficiente de deformação até muito próximo da carga de ruptura. ... No Brasil a maioria das pessoas chamam as cordas não dinâmicas de estáticas.