Para forçar o core não precisamos de muito: basta tirar um dos pés do chão e você perceberá que seu corpo começará a se contrair para manter o equilíbrio. Um exercício famoso é a Prancha Isométrica, fazer ela estará treinando e muito essa região.
Você sabe o que é ativação do core? Ele representa toda porção muscular do abdômen, paravertebral e de glúteo e é responsável por estabilizar e dissipar forças. Por isso, sua ativação é primordial para um bom desempenho na maioria das atividades físicas.
Os músculos do core, quando fortalecidos e acionados de forma correta, dão suporte para a coluna e quadris evitando o estresse nessa região, além de joelhos e tornozelos. Os exercícios focados no core definem o abdômen e modelam a cintura, além de auxiliar no funcionamento dos órgãos internos.
Inspirar normalmente e depois soltar o ar completamente, até que o abdômen comece a contrair sozinho e a seguir 'encolher a barriga', sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
Não é tão difícil, mas exige um período de treinamento. Dessa forma a contração abdominal ajuda na estabilidade da pelve e na proteção da coluna lombar. Além de sustentar o corpo, a musculatura extensora também é responsável pela impulsão durante a corrida (movimento que faz o corpo ir para frente).
A "musculatura do core" consiste de 29 pares de músculos que suportam o complexo lombo-pelvico-quadril a fim de estabilizar a coluna vertebral, pelve e cadeia cinética durante o movimento funcional (FREDERICSON, 2005).