- Contorno de grão de baixo ângulo, ocorre quando a diferença de orientação é pequena. Podem ser considerados como arranjos de discordâncias e são chamados contornos inclinados cujo ângulo de desalinhamento é indicado na figura como θ. Quando o ângulo de desalinhamento é maior, chamamos este de contorno de alto ângulo.
Contornos de Grão São as imperfeições superficiais que separam cristais de diferentes orientações, num agregado policristalino.
Os contornos dos grãos podem ser considerados como uma região conturbada do reticulado, com espessura de apenas alguns diâmetros atômicos. A deformação, quando aplicada nos metais policristalinos, ocorre no interior dos grãos, ao passar de um grão para outro, a orientação cristalográfica muda abruptamente.
Que tipo defeito é considerado um contorno de grão? Grão é a porção de material onde o arranjo cristalino é idêntico, variando sua orientação, contorno de grão é a fronteira entre os grãos, o contorno de grão é considerado um defeito planar.
Se o desalinhamento é pequeno (em geral, menor que 5o), o contorno é chamado contorno de pequeno ângulo, e as regiões que tem essas pequenas diferenças de orientação são chamadas de subgrãos.
Na metalurgia, grão (do termo latino granu) é um cristal isolado na matéria em estado sólido. O tamanho do grão é um fator importante para avaliar as propriedades mecânicas de um material policristalino, em especial a dureza, a resistência à corrosão e o limite de escoamento.
Quando o desalinhamento entre os grãos vizinhos é grande (maior que ~15o), o contorno formado é chamado contorno de grão de alto ângulo. Se o desalinhamento é pequeno (em geral, menor que 5o), o contorno é chamado contorno de pequeno ângulo.
Defeitos bidimensionais (fronteiras entre duas regiões com diferentes estruturas cristalinas ou diferentes orientações cristalográficas): contornos de grão, interfaces, superfícies livres, contornos de macla, defeitos de empilhamento. Defeitos volumétricos (defeitos tridimensionais): poros, trincas e inclusões.
Defeitos cristalinos podem ser definidos como irregularidades na rede cristalina com uma ou mais das dimensões na ordem do diâmetro atômico. Os defeitos pontuais são aqueles associados a uma ou duas posições atômicas e podem se apresentar na forma de lacuna e autointersticiais ou impurezas.