Com o IMAP, você pode ler suas mensagens do Gmail em vários dispositivos, e elas são sincronizadas em tempo real. Você também pode ler mensagens do Gmail usando o POP. Observação: para evitar o bloqueio temporário da sua conta, não exceda os limites diários de 2.500 MB para downloads e 500 MB para uploads pelo IMAP.
POP3: Baixa todas as mensagens (completas) de sua caixa de entrada para seu computador. ... As mensagens são mantidas no servidor. Portanto, permite que você acesse seus e-mails através de seu gerenciador de e-mail em vários computadores e pelo webmail ao mesmo tempo. Todas as pastas do webmail podem ser acessadas.
Para descobrir qual é o tipo da sua conta, faça o seguinte:
IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet.
O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de email Configurada em vários computadores e Smartphones. Utilizando IMAP é possível executar rotinas de backup no servidor para recuperação da conta, diferente do POP3 que baixa e deleta do servidor cada email recebido.
IMAP é o protocolo usado para sincronização entre um programa/aplicativo e o servidor de e-mails. Ao usar o protocolo IMAP, o programa se conecta ao servidor e sincroniza todas as mensagens e outras configurações existentes no servidor.
A principal diferença nesse quesito é que o POP3 limita um pouco mais a produtividade relacionada a e-mails corporativos para dentro do escritório. Enquanto isso, o IMAP possibilita sincronizar uma conta em diversos dispositivos.
IMAP: as mensagens e as pastas são mantidas no servidor. ... POP3: as novas mensagens a receber estão na sua caixa de correio (Caixa de entrada) no servidor, que o Thunderbird transfere para guardar no seu computador, e o Thunderbird remove imediatamente do servidor.
Já uma conta IMAP é a configuração que permite você ler os e-mails sem baixá-los do servidor, podendo acessar os e-mails e contatos em qualquer computador via Webmail pois ocorre uma sincronização simultânea ao acesso, não baixando os e-mails para os PCs.
Isso inclui tanto programas de computador, como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird, quanto aplicativos para smartphones e tablets, em qualquer sistema operacional (Android, iOS e outros).