Se receber um cheque com dois traços no canto superior esquerdo dele, então você estará recebendo um cheque cruzado. Esses riscos vão lhe impedir de sacar o dinheiro na boca do caixa, portanto a única forma de conseguir receber o valor do cheque é por meio do depósito direto em sua conta.
O cheque é uma forma de pagamento à vista em que o dinheiro pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Mas, ao cruzar o cheque, você decide que a única forma de fazer o pagamento será por depósito em conta corrente. Dessa forma, você evita que esse dinheiro possa ser roubado ou que seja usado por outra pessoa.
Para depositar um cheque: O cheque deve estar cruzado, com a indicação de beneficiário (cheque nominal), e o número de agência e conta do beneficiário no verso.
Ao portador: O cheque só pode ser emitido ao portador (sem a indicação do beneficiário) até o valor máximo de R$100,00. Quando ultrapassado este valor o cheque obrigatoriamente deve conter a indicação do beneficiário (pessoa ou empresa a quem está efetuando o pagamento).
Você deve então assinar o cheque no verso, colocando também os seus dados, como endereço e telefone. Esse procedimento evita transtornos para quem recebe o cheque endossado. Caso não tenha fundos no banco, o dono do supermercado deverá procurar quem endossou o cheque, ou seja, você, que assinou no verso do cheque.
Para este caso, o responsável a quem o cheque se destina (caso esteja nominal a terceiros) deve assinar no verso do cheque. Em seguida, o titular da conta do Inter que deseja depositá-lo, deve inserir os dados da sua conta também no verso, próximo a assinatura.
Para realizar o endosso de um cheque a outro indivíduo, o beneficiário do cheque deverá assinar o verso do cheque indicando o nome do novo beneficiário, ou seja, deixar escrito no verso do cheque, o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.
Cheque ao portador significa que a compensação do valor no banco correspondente pode ser feita por qualquer indivíduo que detenha a posse do cheque, portanto, não tem designação certa. Neste caso, o nome do beneficiário não consta no preenchimento das informações.