Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ela estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos.
A técnica em si, funciona de tal forma que uma pessoa (o cliente), busca o terapeuta (constelador) para solucionar um problema. Para que seja realizada uma constelação em grupo existem os seguintes elementos: terapeuta, cliente, plateia, representante. O cliente é convidado para colocar seu tema (problema/questão).
Para se tornar um constelador, é necessário realizar uma formação de seis meses que envolve teoria, análise e supervisão. É considerada uma técnica terapêutica e que permite, após a formação, que o então terapeuta constelador possa clinicar.
A Constelação Familiar é uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir de revelação obtidas em dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.
Qualquer pessoa pode ser um constelador familiar. Embora a terapia tenha sido criada com o intuito de ajudar círculos familiares e outros campos a resolverem conflitos, ela é bastante democrática. ... Por exemplo, no tratamento com crianças, um pedagogo formado e iniciado na constelação familiar tem ótimos resultados.
Bom, qualquer pessoa pode se tornar um constelador familiar. ... Profissionais da área de psicologia, pedagogia ou de coaching e PNL tendem a ter mais facilidade no aprendizado e aplicação das técnicas de Constelação Familiar.
A constelação familiar é um tipo de terapia psicológica que tem como objetivo facilitar a cura de transtornos mentais, especialmente aqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica e as relações familiares, através da identificação de fatores de estresse e seu tratamento.
A Constelação Familiar ou Sistêmica é um método desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger na década de 1990, influenciado pela Fenomenologia, Hipnoterapia, Terapia Familiar e Análise Transacional, entre outras, que buscar intervir em conflitos interpessoais originados no sistema familiar.