A conserva cultural é memória de um momento criativo, puro resultado de uma clareira no fluxo do tempo. Moreno insiste na ideia de evasão em um "paraíso perdido", das conservas culturais utilizadas como "muletas" para nossos medos, do nosso desejo infantil de ser deus.
A espontaneidade serve como elemento catalisador para a criatividade, ou seja, ela permite que a criatividade se manifeste e atualize. Para Fonseca, a criatividade é a alma de toda a existência orgânica... A conserva cultural seria um impulso do homem em relação à imortalidade.
Para Moreno, trata-se de uma presença espontânea, que permite o livre fluxo de palavras, ideias, expressões e gestos. A espontaneidade é um elemento presente no ato da narração de história.
A espontaneidade, essencialmente, está relacionada com o conceito de libido de Freud. Se nos fixamos na cena dramática, esta, desde o ponto de vista moreniano, fundamenta seu valor da seguinte maneira: a representação dramática é liberadora, é uma segunda vez, é a forma que adquirem, o passado e o futuro, no presente.
O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.
O Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se ...
Por sua vez, a espontaneidade é o componente essencial da criatividade. No Psicodrama, a representação dramática libera o fluxo das expressões individuais espontâneas. ... O objetivo é a elaboração de respostas adequadas a novas situações, que é a própria definição de criatividade.
ESPONTANEIDADE COMO FUNÇÃO DO TEMPO PRESENTE Em sua definição operacional, Moreno (1975/2008) retrataa espontaneidade como a capacidade de responder de maneirasadequadas a situações que se mostrem novas ou de dar novas respostasàs situações antigas.
A espontaneidade desenvolve-se pela habilidade de abrir-se, em vez de bloquear ou distorcer, aos quatro chakras inferiores. Faz parte do processo o psicodrama traba- lhar em todos os níveis das questões psicológicas libertando a saúde dinâmica de todo o sistema e permitindo livre expressão às interações criativas.
Assim, a terapia psicodramática tem como objetivo desenvolver a espontaneidade e a criatividade, a compreensão de si próprio e do outro e da sociedade, a responsabilidade do homem por si e por todos os outros, sua capacidade de se colocar no lugar do outro e de viver encontros.