Capacidade cardiorrespiratória é definida como a capacidade de realizar exercício dinâmico de intensidade moderada a alta, com grande grupo muscular, por períodos longos. A realização de tal exercício depende do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo esquelético.
Os exercícios cardiorrespiratórios recomendados, além de serem eficientes, também ajudam o indivíduo a melhorar sua resistência física, queimar calorias e também a ter mais saúde, porém, a pessoa não deve depender apenas dos exercícios, a disciplina alimentar é fundamental para que o mesmo tenha uma vida saudável.
Diversos estudos revelam que baixos níveis de condicionamento cardiorrespiratório estão associados a um elevado risco de doenças cardiovasculares, mortalidade por todas as causas, além de taxas de mortalidade atribuídas a vários tipos de neoplasias, especialmente câncer de mama e câncer do trato digestivo/cólon.
Exercícios aeróbicos em casa: seis atividades...
Concordo com a colega. Baixa aptidão significa que você fez exercício abaixo do esperado para sua idade. Poderia ter realizado mais exercício do que conseguiu alcançar.
Segundo o educador físico da Selfit Academias Rafael Oliveira, a prática de exercícios aeróbicos fortalece o corpo e tende a aumentar a tolerância da pessoa com asma na realização de esforços físicos da vida cotidiana, como caminhar, subir escadas e correr, entre outros.
Concordo com a colega. Baixa aptidão significa que você fez exercício abaixo do esperado para sua idade. Poderia ter realizado mais exercício do que conseguiu alcançar.
Aptidão cardiovascular como um sinal vital Essa aptidão, também chamada de aptidão cardiorrespiratória (ACR), diz muito sobre sua saúde e como outras condições podem afetá-la. Basicamente, a ACR mede quão bem seu corpo absorve oxigênio e o distribui aos músculos e órgãos durante períodos prolongados de exercício.
O mecanismo aeróbio, ao contrário do anaeróbio, apenas é activado cerca de quarenta segundos após o início do exercício físico em que predominam os esforços muito prolongados ou de resistência. Exemplos deste tipo de exercício físico são as caminhadas, o jogging, a natação e o ciclismo.