A palavra é importante para comunicação, pois é a decodificação do código da língua na fala. Podemos enxergar a língua como um jogo de xadrez que só funciona com suas determinadas peças colocadas no lugar certo e com suas regras respeitadas. Se não há o respeito com essas questões, não existe o jogo.
As pessoas se comunicam através da linguagem oral e escrita. A linguagem oral inclui conversas e discursos. ... Ocorre também a comunicação sem palavras, pois os movimentos do corpo e do rosto demonstram sentimentos. Os surdos usam movimentos de mãos denominados língua de sinais.
- a linguagem expressiva, que é a elaboração da mensagem que se deseja enviar. Por último, a expressão verbal da linguagem é o que se chama de fala. A fala é um sistema complexo por meio do qual se converte uma idéia em um conjunto de sons que tem significado para a pessoa que os escuta.
Na comunicação verbal é importante saber utilizar a impostação de voz, a interpretação e a dicção. Já a postura e a expressão facial são fundamentais para uma comunicação não verbal precisa. Muitas vezes as palavras comunicam uma coisa e o corpo outra, totalmente diferente.
A palavra, portanto, ao mesmo tempo que confere um sentido ao mundo, criando uma realidade, proporciona ao indivíduo o acesso ao outro, possibilitando a comunicação entre os seres humanos. Apesar de não ser a única forma de comunicação, a palavra é o instrumento mais universal de transmitir uma mensagem.
A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.
Alguns cientistas sugerem que a linguagem, no sentido próprio da palavra, só decolou quando os humanos anatomicamente modernos surgiram, há cerca de 160 mil anos. Só eles teriam um cérebro suficientemente complexo para fazer comunicação simbólica. ... "Essas pessoas de 400 mil anos produziam os mesmos sons que produzimos.