Imagem é um termo que provem do latim imāgo e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Por exemplo: "Esta imagem representa a queda do muro de Berlin", "És a imagem chapada do teu pai", "Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia".
Então, o conceito de imagem ou representação opõe-se ao de apresentação ou presentificação (presentation) ou presença da coisa. Uma imagem não se pode tocar (apenas a superfície do seu suporte), ao contrário da coisa.
Na computação, imagem é uma matriz de pixels de várias dimensões. Se ampliarmos bem uma imagem vamos ver diversos "quadrinhos coloridos" (como o exemplo abaixo). Estes quadrados são chamados de pixel, ou seja, a menor divisão de uma imagem. Uma imagem é formada com diversos destes pontos (uma matriz de pixels)!
O termo imagem vem do latim "imago", que significa "máscara mortuária". ... A imagem é a representação visual de um objeto.
Significado de Alusivo De caráter alegórico, não literal; representação de um pensamento através de uma figura de linguagem; figurado: texto alusivo.
Da relação complexa que une imagem e realidade lhe advêm o seu carácter quase mágico que lhe permite simultaneamente representar. ...
De fato, se pensarmos a imagem visual como forma de expressão humana, ela se revela ao historiador como um importante meio de conhecer as formas sociais do passado. O estudo das imagens visuais – pinturas, gravuras, fotografias, filmes, impressos gráficos etc – como meio apresenta ao menos uma dupla entrada.
Cada objeto em sua fotografia exibe essas características em um certo grau, as vezes de forma óbvia e simples, e em outras vezes mais escondido.
Podemos generalizar a tela do computador por uma matriz de pixels NxN que tem valores qualquer que representam cores. E é assim que os computadores geram imagens, um conjunto de pixels que com cada valor faz a gente ter uma imagem geral.
O computador visualiza o objeto, utilizando a câmera como se fossem olhos. ... Associa o objeto que está sendo visto, há certos padrões de imagens de objetos que já foram mostrados para a máquina. Se conhece o objeto, exibe o nome do objeto, se não reconhece indica que o objeto é desconhecido.