O que é Liturgia: Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica.
6 sinônimos de ato litúrgico para 1 sentido da expressão ato litúrgico: Celebração da eucaristia na Igreja Católica: 1 missa, liturgia, eucaristia, celebração, celebração da eucaristia, cerimônia eucarística.
12 Formação Litúrgica: Liturgia e Celebração Liturgia é o culto de uma vida cristã transformada em fidelidade a Deus, expressa e santificada em alguns atos sacramentais que atualizam a presença da salvação. Celebração é o momento em que ocorre esta atualização mediante, gestos, símbolos, ritos e ações.
O termo também pode ser utilizado para fazer referência ao ritual das cerimonias ou atos solenes que não são religiosos, no caso do poder judiciário trata-se de uma característica tradicional que denota o respeito entre seus membros e os jurisdicionados. ...
"A parte principal da liturgia da palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. São seu desenvolvimento e conclusão a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis."
A palavra liturgia (do grego λειτουργία, "serviço público" ou "serviço do culto") compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se a um ritual formal e elaborado (como a Missa Católica) ou uma atividade diária como as salats ...
Liturgia da palavra é, na liturgia da Igreja Católica, o momento da celebração litúrgica na igreja em que se proclama, escuta e reflete as escrituras sagradas no cristianismo, através da leitura de um ou mais versículos da Bíblia.
O que a liturgia faz é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal. Através da celebração litúrgica, o crente é inserido nas realidades da sua salvação.
Por isso, a pergunta do Compêndio do Catecismo, da Igreja Católica, trata da seguinte questão: que lugar ocupa a Liturgia na vida da Igreja? E o Compêndio responde: "A Liturgia que é Ação Sagrada, por excelência, constitui o ponto mais alto. O cume para onde tende todas as ações da Igreja".
Buscando o sentido etimológico, liturgia (leit, de léos-láos = povo e érgon, do verbo ergázomai = agir ) é uma ação para o povo, um agir para o povo, ou seja, uma ação pública. As Sagradas Escrituras trazem este termo de forma gradual, mostrando uma evolução até chegar ao ponto alto que é a chamada liturgia cristã.