A categoria atipia de significado indeterminado/lesão folicular de significado indeterminado (ASI/LFSI) da classificação de Bethesda para as citologias aspirativas de nódulos da tiroideia (CAAF) é reservada para as lesões que contenham células cuja arquitetura e/ou atipia nuclear não seja suficiente para serem ...
Algumas punções da tireoide não são facilmente classificadas como categoria benigna, suspeita ou maligna. Tais casos representam uma minoria de PAAFs da tireóide, e no Sistema Bethesda são relatados como "atipias de significado indeterminado" (ASI) ou "lesão folicular de significado indeterminado".
A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.
Adenoma Folicular Trata-se de um tumor benigno encapsulado formado por células foliculares. É o tumor de tireóide mais comum, encontrado em 4%-20% das glândulas em autópsias.
Assim, quando se fala de uma citologia com "padrão folicular", o clínico deve ter em mente que tal diagnóstico não é conclusivo. Imunocitoquímica pode aumentar a especificidade da citologia. A calcitonina é específica do carcinoma medular de tireóide, derivado das células parafoliculares C.
A definição clássica de nódulo pulmonar solitário indeterminado, lesão possivelmente maligna, refere-se a nódulos pulmonares que não preencham critérios radiológicos típicos de benignidade(3).