Cisto de utrículo prostático é uma estrutura remanescente do ducto mülleriano, resultado da regressão incompleta destas estruturas durante o desenvolvimento embrionário.
O cisto de ducto de Müller é um remanescente embriológico resultante do declínio transitório da função testicular durante o período crítico da formação uretral entre a 9-10a semanas2.
O utrículo (em latim: utriculus, diminutivo de uter, que significa "bolsa de couro"), junto com o sáculo, é um dos dois órgãos otolíticos localizados no ouvido interno de vertebrados. ... O utrículo detecta aceleração linear e a inclinação da cabeça no plano horizontal.
O cisto de Gartner é um tipo de caroço pouco comum que pode aparecer na vagina devido a malformações do feto durante a gestação, o que pode causar desconforto abdominal e na região íntima, por exemplo.
Os ductos de Müller, também conhecidos por ductos paramesonéfricos, são estruturas que estão presentes no embrião e que dão origem a genitais internos femininos, caso se trate de uma menina ou permanecem na sua forma vestigial, caso se trate de um menino.
O utrículo e o sáculo são parte do aparato de equilíbrio ( labirinto membranoso), localizado no vestíbulo do labirinto ósseo (pequena câmara oval). Eles utilizam pequenas pedras e um fluido viscoso para estimular células ciliadas, propiciando assim a detecção de orientação e movimento.
É composto por duas vesículas, o utrículo e o sáculo, também chamados de órgãos otolíticos. O utrículo é maior e ocupa a parte superior do vestíbulo, o sáculo é inferior e menor. Uma pequena área de revestimento do utrículo e do sáculo se diferencia em órgão sensorial, a mácula.