Ciências Puras: química, biologia, física e outras. ... Ciências Aplicadas: são as aplicações das teorias e das previsões em relação a problemas práticos e reais como em Engenharia e Tecnologia (mais comumente em Pesquisa e Desenvolvimento, conhecidas como P&D).
A ciência aplicada estuda formas de utilizar tais conhecimentos em benefício do homem, para a solução de problemas práticos, visando uma utilidade econômica social ou o desenvolvimento tecnológico. Enquanto a ciência de base produz o conhecimento novo, a ciência aplicada o reinterpreta.
As ciências aplicadas são o ramo das ciências que visa às aplicações do conhecimento para a solução de problemas práticos. As ciências aplicadas são importantes para o desenvolvimento tecnológico. Seu uso no cenário industrial é normalmente referenciado como pesquisa e desenvolvimento (P&D).
As ciências puras, em contraste com as ciências aplicadas, são caracterizadas pelo conhecimento básico que desenvolvem. ... A ciência pura é dependente de deduções a partir de verdades demonstradas, ou estudos sem preocupação com aplicações práticas.
Por isso, para Patrícia Portela, escritora portuguesa, a literatura é a ciência mais pura.
O Papel das Ciências Básicas As ciências básicas exploram e avançam as fronteiras do conhecimento científico. Em virtude da sua função inerente, as ciências básicas buscam trazer novos conhecimentos sobre os fenômenos naturais, a matemática e as humanidades, aprofundando sua compreensão.
A pesquisa em ciência de base está preocupada em responder como as coisas funcionam e gerar conhecimentos úteis para o avanço da Ciência sem aplicação prática prevista. As respostas obtidas com esse tipo de pesquisa são muito úteis, pois nos ajudam a entender como as coisas acontecem na natureza.
A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas. ... Assim, esse campo de conhecimento, aparentemente distante, faz parte da área de Ciências Sociais Aplicadas.
A ciência aplicada é voltada para a aplicação de conhecimentos já existentes para a aquisição de novos conhecimentos e resolução de problemas básicos. A tecnologia não é controlada pela ciência básica ou pela aplicada e sim utilizada pelas duas para facilitar a resolução de problemas práticos do cotidiano.