Na Antiguidade, as cidades-estados na Grécia eram chamadas de pólis, termo utilizado para designar um sistema político, onde essas cidades exerciam soberania dentro do país em que estavam, e eram conhecidas por serem um centro político, cultural e econômico.
Péricles (490-429 a.C.) foi um político ateniense. ... Filho de rica e aristocrática família ateniense, seu pai, Xantipo foi um dos líderes gregos que derrotou os persas em Micale, sua mãe, Agarista, era sobrinha de Clístenes um dos mais importantes legisladores de Atenas, que instituiu o ostracismo (exílio).
O conjunto dessas cidades-estado formava a Hélade, e os gregos eram conhecidos como helenos. As cidades-estado eram conhecidas como poleis, plural de "pólis", palavra da qual deriva o termo "política".
GréciaΕλληνική Δημοκρατία Ellīnikī́ Dīmokratía República Helênica / HelénicaBandeira Brasão de armasLíngua oficialGrego ¹Religião oficialOrtodoxia gregaGovernoRepública parlamentarista
As cidades-estado surgiram nos primórdios da civilização ocidental. Entre 50 a.C., cerca de doze cidades-estado surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque). Depois de 2300 a.C., essas cidades-estado perderam sua independência e foram forçadas a fazer parte do Império Acadiano.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Péricles foi um político e orador grego e importante no desenvolvimento da democracia ateniense. Péricles foi um importante, orador, estrategista militar e político grego. Nasceu em 492 a.C. na cidade de Atenas e faleceu em 429 a.C. Viveu durante o período de maior desenvolvimento cultural e político da Grécia.
Péricles transformou a Liga Délia num verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso. Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga.
No seu momento de maior esplendor, era composta de centenas de cidades-estados denominadas pólos. Então, se não era o governo, o que dava unidade aos gregos.
A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.