A Chlamydia trachomatis é uma bactéria causadora de doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na Europa e nos Estados Unidos. A doença acomete principalmente as mulheres, mas também causa infecções nos homens, recém-nascido e crianças. A maioria das pessoas afetadas é assintomática.
IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos. IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses).
O que significa no exame para clamídia dar IgG não reagente e IgM reagente? O IGG significa infecção passada, o IGM significa infecção no presente. Porem pode ser realizada a pesquisa de clamídia no colo uterino para se ter um resultado mais acurado.
Quando não tratada, a clamídia pode provocar algumas complicações, como: infertilidade (dificuldade para ter filhos); dor crônica na região pélvica ("pé da barriga");
Em situações menos comuns, a clamídia chega a inflamar as articulações, desencadeando uma artrite. Já os recém-nascidos contagiados pela mãe correm o risco de desenvolver conjuntivite e pneumonia. O período de incubação da bactéria — tempo do contágio até o surgimento dos sinais — dura de cinco a 14 dias.
Quando o resultado mostra IgG reagente (positivo) e IgM não reagente (negativo), significa que o paciente já teve contato com a doença anteriormente. Como o IgG tem uma duração relativamente maior, é possível detectar através do exame a presença do anticorpo no sangue.
Ter um resultado do exame de COVID-19 IgM reagente, sugere, portanto, que o paciente está infectado pelo vírus e que o organismo dele está lutando contra a infecção. O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere, portanto infecção pelo vírus que causa a COVID-19.
Como vimos, o IgM é o anticorpo produzido na fase inicial da infecção, é a primeira defesa do corpo contra vírus e bactérias nocivos ao organismo. Ter um resultado do exame de COVID-19 IgM reagente, sugere, portanto, que o paciente está infectado pelo vírus e que o organismo dele está lutando contra a infecção.
As Imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos. Elas agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. Suspeita ter sido infectado ou está com Coronavírus? Nesse texto respondemos algumas dúvidas frequentes sobre os exames.
A bactéria pode atingir o trato genital superior do aparelho urinário ocasionando a infertilidade, tanto em homens quanto em mulheres, doença inflamatória pélvica e gravidez ectópica (que ocorre fora do útero).