Indispensável para a prática da medicina, o CRM é um número que o profissional adquire após realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por lei, todo médico deve possuir um número de CRM e apresentá-lo de forma visível, geralmente no carimbo.
Para saber como consultar o CRM do médico, basta acessar o site do CFM e adicionar as informações do profissional. A pesquisa pode ser realizada através do nome ou número de inscrição do profissional no conselho médico (consulta CRM).
O CRM (Conselho Regional de Medicina) é o documento que todos os médicos devem obter para exercer a sua profissão. O registro só pode ser requerido depois da graduação em medicina.
Para saber se o médico possui registro de especialista, basta fazer uma simples consulta no site do CFM (www.cfm.org.br) e clicar no campo "Cidadão" e depois "Busca por médico". No caso do médico dermatologista, a consulta também pode ser feita pelo nosso site oficial: www.sbd.org.br.
Os prazos variam de 10 a 20 dias, dependendo do local de emissão. Nas capitais, o tempo costuma ser um pouco mais reduzido.
Seguindo a Resolução CFM nº2. 280/2020, até o dia 31 de janeiro de 2021, o valor é de R$ 733,40 e os médicos ganham (5% de desconto), até 28 de fevereiro de 2021, o valor de R$ 748,84 (3% de desconto).
O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para acessar diretamente a página do médico, utilize o endereço: medico.cremerj.org.br/CRM. Digite o CRM sem o 52 e sem traço ( - ) no dígito, exemplo: medico.cremerj.org.br/99999, ou utilize a ferramenta de busca ao lado.
CRM é a sigla para Conselho Regional de Medicina. Esse órgão é responsável pelo registro dos médicos e das entidades jurídicas. Dessa forma, todos os médicos que atuam legalmente devem possuir um cadastro no CRM visível para qualquer pessoa que deseje consultá-lo.
Para saber a formação e titulação do seu médico entre no site do Conselho Regional de Medicina do seu estado (www.cremesp.org para São Paulo) e coloque o nome e/ou CRM do médico para investiga-lo e ver se tem titulação reconhecida pela sociedade.