Quando o retorno da consulta apresentar "Cheque com outras ocorrências", o cheque pode já ter sido liquidado ou compensado, ou possuir alguma outra ocorrência não prevista nas descritas na Resolução 3.972/2011, que impeça sua liquidação.
Para utilizar o serviço basta acessar o site www.chequelegal.com.br e preencher o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor do cheque e o código CMC7 (no rodapé do cheque) e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque.
Site Cheque Legal informa se cheque está bloqueado ou roubado. Consulta pode ser feita com dados do CPF ou CNPJ e código de barras. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou o site em que qualquer cidadão ou empresa pode acessar gratuitamente e consultar a situação física de um cheque.
Se o cheque for "legal", vai aparecer na tela uma seta verde; caso contrário, aparecerá um "X" vermelho, juntamente com as ocorrências do cheque. O sistema mostra as informações validadas pelo banco emissor do cheque, podendo haver alteração em sua situação após a data ou mesmo a hora da consulta.
O cheque cruzado é preenchido e assinado normalmente, sendo o cruzamento sua única diferença em relação a um cheque comum. Esse cruzamento é feito desenhando duas linhas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque.
COMO SABER SE MEU NOME ESTÁ NO CCF?
Para consultar um cheque, preencha o número do CPF ou do CNPJ do emissor, o código CMC7 (encontrado no rodapé da folha) e o número do CPF ou do CNPJ de quem está realizando a consulta. O sistema informará a situação física do cheque (por exemplo: sem ocorrências; sustado/revogado; furtado/roubado; cancelado; etc.)
O cheque é considerado "sem fundo" quando o montante necessário para quitar a transferência, não se apresenta o suficiente na conta do emitente.
Entre em contato com o banco Antes de mais nada, entre em contato com o seu banco para descobrir as informações sobre o cheque que foi devolvido. Com a microfilmagem e o histórico do cheque, você poderá saber o número da folha, o valor pago e a data. Assim, será mais fácil descobrir quem recebeu o cheque.
Para saber quantos cheques foram devolvidos, basta acessar nosso site www.megaconsultas.com.br. Após consultar e saber se você tem cheques devolvidos, solicite ao banco, uma microfilmagem dos cheques, com histórico, para saber todos os locais em que o cheque foi passado e em que contas foi depositado.